Contamos com profissionais certificados e qualificados para oferecer um atendimento de alta qualidade, interdisciplinar e humanizado para todos os nossos clientes. Esta é formada por terapeutas aba, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, psicopedagogos, psicoterapia e psicomotricistas. Todos os atendimentos são realizados com acompanhamento individual e respeitando os limites de cada cliente.
Esse é o primeiro atendimento junto às famílias, neste momento nós pontuamos todas as dúvidas sobre a forma de trabalho, sobre as possibilidades de prognósticos. Neste momento conhecemos as famílias e a criança ou adolescente de forma indireta e encaminhamos para o serviço e profissional mas adequado.
Sala de Aula Simulada
A sala de aula simulada fornece possibilidades para o paciente experimentar e gerenciar diversos estímulos em um ambiente controlado. Também oferece oportunidades para o terapeuta investigar, modificar e prevenir um comportamento inadequado; além de reforçar as ações esperadas para este contexto. A sala de aula simulada reflete o ambiente natural, mas de forma estruturada, o que pode resultar em uma eficácia superior no tratamento, por preparar o paciente para a vivência real. Assim, quando houver a combinação entre a sala de aula simulada e sala de aula comum, o paciente estará preparado para lidar com as demandas do ambiente natural de forma adequada.
Treino Parental
Os pais precisam lidar com diversas situações ao longo do dia, a confusão matinal, os colapsos na hora do almoço e as explosões na hora de dormir são só alguns exemplos delas. E esses mesmos pais precisam estar inteiros no dia seguinte para retomar a rotina outra e outra vez. Foi demonstrado que o treinamento parental reduz o estresse dos pais, melhora as interações familiares e melhora os resultados do tratamento. E que um relacionamento colaborativo entre o analista do comportamento e os cuidadores pode levar a melhorias socialmente significativas na vida familiar.
Grupos de Habilidades Sociais
O objetivo deste treino é promover o desenvolvimento de cinco conjuntos inter-relacionados de competências cognitivas, afetivas e comportamentais no indivíduo. São eles: autoconsciência, autogerenciamento, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável. Visando assim, uma internalização das crenças e valores da sociedade. Fazendo com que esses indivíduos cuidem e preocupem-se com os outros, tomem boas decisões e assumam a responsabilidade por suas escolhas e comportamentos.
Supervisão
A ConecTEAR, por prezar pela ética e boas práticas, segue a orientação da acreditação da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) no que rege as regras de supervisão ABA aqui no Brasil. A acreditação determina que para exercer o cargo de supervisor ABA, o profissional precisa ter o título de mestre ou doutor e que a coordenação deve ser exercida por um profissional que tenha o título de especialista.
Aplicação
O Aplicador ABA coloca em prática todo o plano terapêutico elaborado pela supervisão. Ele é responsável pelo ensino de novas habilidades e pela redução de comportamentos inadequados. A aplicação do plano de intervenção ocorre em todos os ambientes necessários para a evolução do paciente, seja em casa, na rua, no mercado, etc. O atendimento é individual, sendo possível a realização de atendimento em dupla ou grupo se previsto no planejamento.
Acompanhamento Terapêutico Escolar
O acompanhamento terapêutico (at) escolar é um serviço importantíssimo na ABA, tendo em vista o fato de ser um atendimento em um ambiente natural que nos permite uma maior generalização das habilidades aprendidas no setting terapêutico. O trabalho do at é o de mediador do paciente em todas as atividades escolares, inclusive nos passeios fora da escola. Ele auxilia o paciente nas interações sociais, principalmente no recreio escolar; nas desregulações emocionais que possam ocorrer e na compreensão e cumprimento de sua rotina escolar. O Trabalho do at é alinhado às demandas do paciente e supervisionado de perto pela equipe ABA.
Terapia Ocupacional
A prática da Terapia Ocupacional enfatiza a natureza ocupacional dos seres humanos e a importância da identidade ocupacional para uma vida saudável, produtiva e satisfatória. São domínio da Terapia Ocupacional: ocupações, contextos, padrões de desempenho, competências de desempenho e fatores do/a cliente. Todos os aspetos do domínio têm uma inter-relação dinâmica. Todos os aspetos são de igual valor e juntos interagem para afetar a identidade ocupacional, a saúde, o bem-estar e a participação na vida. Para fins didáticos separamos aqui os principais objetivos de atuação da terapia ocupacional na nossa clínica:
Essa é uma das ocupações que está dentro do domínio de atuação da TO. Neste caso estamos nos referindo à elaboração de um treino para simulação das habilidades de autocuidado, atividades instrumentais de vida diária (AIVD) na nossa casa simulada. A casa simulada é uma sala que simula uma habitação, contendo os principais cômodos: sala, quarto, cozinha e banheiro para treino com os pacientes.
Integração sensorial é definida como um processo neurofisiológico, que identifica a função do sistema nervoso central em organizar, interpretar, processar e modular as informações advindas dos sistemas sensoriais. Os sistemas sensoriais são o visual, olfativo, gustativo, tátil, auditivo, vestibular e proprioceptivo, todos associados à aprendizagem e a memórias anteriores mantidas no cérebro. A partir da integração desses sistemas, somos capazes de responder de forma adequada aos estímulos e situações diárias. Porém quando este processamento sensorial não acontece adequadamente há uma Disfunção do Processamento Sensorial (DPS).
Psicoterapia TCC
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), baseia-se na identificação de pensamentos disfuncionais, que eliciam comportamentos disfuncionais, prejudicando a vida do indivíduo. No caso de pessoas com TEA, a TCC é difundida pois apresenta resultados mais rápidos e que podem ser observados. A TCC considera questões cognitivas e técnicas comportamentais. Além de trabalhar os sentimentos do indivíduo, uma vez que a tríade pensamento-sentimento-comportamento é o que norteia seu atendimento.
Fonoaudiologia
A maioria dos pacientes apresenta dificuldades na utilização da linguagem. Além de poder apresentar: apraxia da fala, seletividade alimentar e alterações na motricidade orofacial. A fonoaudiologia exerce um papel indispensável no desenvolvimento de pessoas com autismo, pois atua na identificação, diagnóstico e tratamento dos indivíduos. Buscando intervir de forma mais precoce possível, visando assim um melhor prognóstico.
Fisioterapia
A Fisioterapia Neurofuncional tem importante papel no acompanhamento de crianças com TEA e Síndrome De Down. Ela fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos conhecimentos atuais da biologia, biofísica, fisiologia, neurociência, biomecânica e cinesiologia. Atualmente, se baseia nos princípios dos 5 P’s o qual inclui a Prevenção, a Predição, a Plasticidade, Participação e a Personalização.
Psicopedagogia
A Psicopedagogia é uma área de estudo interdisciplinar, voltada para os caminhos por meio do qual o indivíduo aprende. Leva em conta a singularidade do processo da aprendizagem humana e preocupa-se em avaliar o “como” se aprende, como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las. O desenvolvimento de habilidades pedagógicas, sociais e acadêmicas nas crianças com autismo é fundamental para que venham a conquistar autonomia, desenvolvimento de capacidades de raciocínio lógico, de interpretação, habilidades motoras finas necessárias para o aprendizado formal e a socialização.
Musicoterapia
A Musicoterapia tem como objetivo desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele possa alcançar uma melhor integração intra/interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento. (Federação Mundial de Musicoterapia).
Psicomotricidade
A Psicomotricidade é uma ciência que tem como característica o olhar sobre o indivíduo em movimento e as relações com o mundo interno e externo. A psicomotricidade é indicada para pessoas com TEA, desde a identificação precoce até a vida adulta. A terapia pode ser realizada de forma individual e/ou em grupo e as formações mais utilizadas são a Psicomotricidade Relacional e a Psicomotricidade Funcional.